ARQUITETURA NA ESCOLA ÁGORA
PROJETO CONSTRUÇÃO COLETIVA DO ESPAÇO: HABITAR E PERTENCER
PROJETO
Divididos em grupos mistos de crianças de segundo e terceiro ano, a primeira tarefa dos estudantes foi criar um protótipo do brinquedo que imaginavam, sem referencia prévia. Então, os professores mostraram exemplos de construções com os materiais selecionados, e cada equipe voltou para sua maquete inicial, para fazer adaptações. Houve uma votação e, a partir do projeto escolhido, os alunos passaram a pensar na construção.
A primeira providência foi a escolha do local onde ficaria o brinquedo. Assim, novas incursões foram feitas pelo terreno da Ágora, a fim de encontrar um ponto onde houvesse inclinação natural, para o escorregador, e árvores capazes de suportar a amarração das cordas para a rede, além de outras, boas para prender a parede de escalada, elementos do brinquedo eleito por todos.
“No começo, a gente se dividiu em grupos e fez as maquetes, daí a gente apresentou as maquetes e fez uma votação. Os grupos eram mistos de segundo e terceiro ano”
“Antes, a gente queria fazer só um brinquedo com a rede, que passava para a parede de escalada e descia pelo escorregador"
"Depois, a gente separou para ter mais espaço, e também porque as pessoas podiam preferir brincar só em um dos três brinquedos”
“Eu acho que foi muito bom porque o segundo e o terceiro anos trabalharam em grupo e todas as ideias foram deles. Além disso, eles que montaram tudo”
“O projeto final era diferente da maquete escolhida, a gente dividiu o brinquedo em três partes: a parede de escalada, o escorregador e a rede”
mais fotos do processo de projeto: