ARQUITETURA NA ESCOLA ÁGORA
PROJETO CONSTRUÇÃO COLETIVA DO ESPAÇO: HABITAR E PERTENCER
CASA NA ÁRVORE
A participação do oitavo e nono anos na produção de intervenções no espaço coletivo, deu-se na construção de uma casinha na árvore. O projeto começou no início do ano, nas aulas de matemática através de diversos estudos e debates e, no final do primeiro semestre, os alunos apresentaram algumas opções de maquetes que reuniam suas ideias para esse novo lugar.
Em uma caminhada pela escola, os estudantes analisaram os prós e contras de cada proposta e fizeram uma votação para decidir os preceitos que guiariam o desenho da casa - formato hexagonal com a árvore centralizada, não intervenção na árvore, altura de cerca de dois metros, cobertura geodésica. Foram feitas muitas conversas sobre o tamanho da casa, já que todos gostariam que lá coubesse muita gente, bem abrigada; que a casa tivesse varanda, teto, paredes e janelas. Eram muitos os desejos.
Entre anseios e questões técnicas e de segurança, juntos, alunos, professores e arquitetos, foram afinando o projeto para que se tornasse algo possível de construir e gostoso de usar, quando pronto. No fim, chegou-se a um desenho que reunia pontos importantes propostos pelos alunos e era factível: reaproveitamento dos andaimes de segurança da obra anterior para fazer a estrutura, que foi apoiada diretamente na terra, bem como a construção de um piso e parapeito de madeira.
Os alunos participaram de todas as etapas. Houve várias aulas de "mão na massa", conversando sobre geometria e locação, pintando, cortando e apertando parafusos. Arquitetos, Seu Geraldo, mestre de obras autor de várias da construções na escola, além do João, funcionário da escola, foram, além dos professores, os únicos profissionais a ajudar no processo, mesmo assim, em dias marcados e em momentos pontuais.
Para infelicidade dos alunos mais novos, ansiosos pela inauguração da casinha, a construção foi mais demorada do que se gostaria. A casinha não foi terminada em 2019, e teve seu guarda-corpo finalizado somente no início de 2020, com a participação do oitavo ano. Por conta da pandemia de Coronavírus, a inauguração do espaço ficou para a volta às aulas, depois do fim do isolamento social. Enquanto isso, ficamos com a satisfação do processo de construção com o envolvimento de todos, além de uma série de aprendizados e conquistas deliciosas.
“Gostaríamos muito que a casa fosse
grande o suficiente para caber todos”
“Ia ser legal ter um quarto separado para poder estudar e ler... e um compartimento para sapatos!”
“Um desafio é achar um lugar adequado para poder economizar materiais”
“Tenho medo de ficar inabitável ou que não tenha luz natural”
“Seria bom que fosse um lugar comum a todos e coubessem várias pessoas sem ficar apertado”
"Seria ruim se tivessem brigas na hora da construção"
“Precisamos construir corretamente a estrutura, isso é muito importante para fazer uma casa bem forte”
"Temos que conseguir acabar a casa sem abandoná-la no meio e mantermos o pensamento positivo até o final... ser tudo feito em harmonia"
“É importante ser realista, mas é difícil também”
“Queremos que tenha fácil acesso para todos”
“Me preocupo que fique um pouco desconfortável...ou que as pessoas fiquem inseguras lá em cima”
"Poderia ser um lugar em que os professores possam dar aulas”
“Queremos muito terminar até o final do ano”
mais fotos do processo de construção da casa na árvore:
GALERIA DE FOTOS - PROJETO DA CASA NA ÁRVORE